Foto de Ederson de Ávila / Rádio Uirapuru / Reprodução
Na manhã dessa quarta-feira (01), foi revelado o mistério de qual seria a maior árvore de erva-mate do Rio Grande do Sul, com a premiação do 2º Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul, acontecido no auditório do prédio de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O pé de erva-mate vencedor está na propriedade de Janice Muliterno Adamy, no município de Caseiros, no nordeste do estado, contando com 2 metros e 22 centímetros de diâmetro. Como referência, uma árvore de erva-mate, normalmente, conta de 40 a 50 centímetros de circunferência. A propriedade de Janice ainda conseguiu o terceiro lugar, com outro pé, com 2.07 m de circunferência. O segundo lugar ficou com a propriedade de Claudete Ianjevicz, de Barão de Cotegipe, com uma árvore com 2.20 m de diâmetro.
Ao todo, a segunda edição do concurso contou com 41 árvores foram inscritas, representando diferentes Polos Ervateiros do Estado. O Polo Ervateiro Celeiro Missões participa com duas árvores; o Polo do Alto Uruguai com cinco; o Alto Taquari com dezoito; e o Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho com oito exemplares registrados. O concurso, promovido pela Câmara Setorial do Erva-Mate, Emater-RS/ASCAR e UPF, integra o Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, que tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva e estimular a conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul.
De acordo com a organização, a disputa entre os Polos Ervateiros foi realizada de forma saudável e serviu para mapear dezenas de árvores de destaque da espécie erva-mate (Ilex paraguariensis). A expectativa é de que futuros estudos das árvores selecionadas contribuam com o setor ervateiro, trazendo ganhos ligados à variabilidade genética e à preservação dessa espécie típica da região Sul.
Publicado por
