
Quando a arte se junta ao desejo de transformação, nascem movimentos que empurram a cena para frente. É com essa premissa que nasce a segunda edição do Alavanca Lab, projeto idealizado pela E12 Records com o propósito de impulsionar carreiras e amadurecer trajetórias artísticas no cenário musical do Rio Grande do Sul. Depois de uma primeira edição intensa e transformadora, o projeto renova seu fôlego e anuncia seu novo ciclo. As inscrições para a segunda edição estarão abertas de 23 de junho a 18 de julho e poderão ser feitas pelo site oficial do projeto.
Mais do que um edital, o Alavanca Lab é um convite à imersão, à troca, à escuta e ao encontro. Um espaço para experimentar a carreira artística com presença e profundidade, entre mentorias, produção musical e vivências coletivas que culminam em um novo festival e na publicação da coletânea Alavanca Lab – Vol. 2.
Inscrições e participação
O processo seletivo é gratuito e aberto a artistas de todo o Rio Grande do Sul, maiores de 18 anos. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no site do projeto (www.alavancalab.org), incluindo dados sobre a trajetória artística, links para
redes sociais, plataformas de streaming e o envio de uma demo de uma canção autoral e inédita. O formato do áudio é livre. Podendo ser uma gravação simples, de voz e violão feita no celular ou um registro de ensaio — o que importa é a força da composição.
“Mais do que a qualidade técnica do áudio, o que nos interessa é a potência da canção, da composição. Queremos ouvir a identidade artística que está sendo construída ali”, destaca Daniel Roitman, produtor da E12 Records e um dos idealizadores do projeto.
O que os artistas selecionados recebem
Cinco artistas serão selecionados para integrar a jornada do Alavanca Lab e vão participar de três oficinas: duas presenciais, com o diretor musical do projeto, Marcelo Fruet — músico e produtor que tem trabalhos com nomes como: Apanhador Só, Chimarruts, Mulamba, Pública, Da Guedes e Trabalhos Espaciais Manuais; e uma, de forma remota, com a jornalista e gestora de comunicação das duas edições do projeto, Camila Sequeira, que tem uma jornada de imersão com a cena cultural do Estado.
Uma das novidades desta edição é que as oficinas presenciais - de Mentoria Artística e Pré-Produção Musical - acontecerão na Fábrica do Futuro, complexo criativo interativo super conectado com as últimas tendências tecnológicas do mercado. As vagas para as três atividades serão abertas ao público em geral mediante a inscrições via Sympla.
Na sequência, acontem as imersões de gravação nos estúdios Fábrica do Futuro e E12 Records, onde cada artista terá sua composição produzida e mixada pela equipe da E12 Records, formada por Daniel Roitman, Átila Viana, Eduardo Morlin, e Marcelo Fruet, e masterizada pelo parceiro Rafael Hauck (Audio Porto / Fábrica do Futuro). As faixas vão compor a coletânea Alavanca Lab – Vol. 2 que será lançada em todas as plataformas de streaming.
“Ter uma música autoral registrada com qualidade em estúdios com essa estrutura é uma grande oportunidade para todo e qualquer artista. Um impulso nesse processo!”, ressaltou Fruet.
Festival de encerramento
Ao final da jornada, os artistas sobem ao palco da Casa de Cultura Mario Quintana, parceira desde a primeira edição do projeto, para apresentar ao público as canções trabalhadas ao longo do processo. O festival marcará, então, o encerramento da segunda edição e o lançamento oficial da coletânea Alavanca Lab Vol.2, reunindo a equipe, artistas e o público em uma grande celebração da música independente e da construção coletiva.
“Nosso desejo é continuar esse movimento que começou lá atrás com a primeira edição, oferecendo estrutura, parceria e direção para que mais artistas possam amadurecer seu trabalho e ampliar seu alcance. O cenário musical do Rio Grande do Sul é pulsante, e nosso intuito é impulsionar essa energia criativa com profundidade e profissionalismo”, completa Roitman.
Sobre a edição anterior
A primeira edição do Alavanca Lab contou com a participação de cinco artistas que apostaram na ideia, confiaram no processo e entregaram tudo: Jalile, Naggô, Eugênia, Metanóia e Jessie Jazz. Durante nove meses, suas criações foram acompanhadas de perto em mentorias, oficinas e sessões de estúdio. O resultado foi uma coletânea sensível e diversa, que se tornou um marco de estreia para o projeto e uma vitrine para as potências musicais emergentes do estado.
Serviço:
O quê: Alavanca Lab – Edição 2 abre inscrições para artistas de todo o Rio Grande do Sul
Inscrições: De 23 de junho a 18 de julho Onde: Site oficial do projeto – (www.alavancalab.org)
Quem pode participar: Artistas do RS, maiores de 18 anos
Fotos de divulgação: Vitória Proença
Assessoria de Comunicação: Camila Sequeira
Apoio: Casa de Cultura Mario Quintana e Fábrica do Futuro
Financiamento: ProCultura, SEDAC, Governo do RS
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc
Publicado por
