
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) manteve, pela segunda vez consecutiva, a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado, referente ao ano de 2023, reafirma a excelência da UFSM entre as principais instituições de ensino superior do país.
No campus de Palmeira das Missões, os cursos de Nutrição, Enfermagem e Zootecnia se destacaram nas avaliações de qualidade do MEC, consolidando o compromisso da UFSM-PM com a formação acadêmica de excelência.
Os cursos de Nutrição e Enfermagem obtiveram conceito 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), a nota máxima do indicador que avalia aspectos como desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Esses mesmos cursos também conquistaram conceito 4 no Enade, exame que mede o rendimento dos concluintes, e se sobressaíram no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), com destaque especial para Nutrição, que obteve conceito 5.
O curso de Zootecnia, tradicional na região e voltado à formação de profissionais qualificados para o setor agropecuário, também obteve conceito 4 no CPC, mantendo sua relevância e qualidade na área das ciências agrárias.
A professora Dra. Maritiele Naissinger da Silva, coordenadora do curso de Nutrição, destacou que os resultados são fruto do comprometimento coletivo de docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Para ela, alcançar o conceito máximo no CPC e no IDD, além da boa performance no Enade, é uma confirmação da excelência da formação oferecida, que alia teoria, prática e projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida da população. A docente ainda ressalta o orgulho com a dedicação dos alunos e acredita que a conquista inspira a comunidade acadêmica a seguir avançando. “Atingir o conceito máximo é uma confirmação da excelência dos nossos docentes, que se empenham diariamente em oferecer uma formação de qualidade, pautada na ética, na ciência e no compromisso com a educação. É também uma homenagem e reconhecimento aos nossos alunos, cuja determinação e resiliência são inspirações constantes. Eles são a razão pela qual nos dedicamos por um ensino que informe e transforme”.
De acordo com o professor Dr. Leonardo Jantsch, coordenador do curso de Enfermagem, o conceito máximo no CPC reflete a trajetória consolidada do curso e o esforço coletivo de todos os envolvidos. Segundo ele, a proposta pedagógica atualizada, a infraestrutura adequada e a qualificação do corpo docente contribuem diretamente para a formação de profissionais críticos, éticos e sensíveis às necessidades da área da saúde. “Esse resultado retrata uma formação de excelência, comprometida com a ciência, a ética e a responsabilidade social”, salienta
Já o professor Dr. Rodrigo Borille, coordenador do curso de Zootecnia, ressalta que o conceito 4 obtido na avaliação do MEC evidencia o trabalho sério desenvolvido no campus. Para o docente, esse resultado serve como estímulo para aprimorar ainda mais o curso. “A nota consolida o trabalho desenvolvido no campus, que alia formação técnica qualificada, pesquisa aplicada e forte interação com o setor produtivo, essencial para o desenvolvimento regional. Reconhecemos o apoio da UFSM e da comunidade acadêmica, que são fundamentais para nossa trajetória. Enxergamos esse novo conceito como um estímulo para reforçar nossos pontos fortes e aprimorar onde for necessário”.
Com um IGC contínuo de 4,149, a UFSM ocupa a 14ª posição entre todas as universidades brasileiras, figurando entre as melhores do país e sendo superada no Rio Grande do Sul apenas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os resultados reforçam o papel estratégico da UFSM-PM no desenvolvimento regional, formando profissionais capacitados e comprometidos com as demandas da sociedade.
Publicado por
