
Foto de Camila Schmidt / ASCOM - Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões / Divulgação
Você sabia que 99% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo papilomavírus humano (HPV)? Você sabia que hoje, no Brasil, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres até os 36 anos de idade? E você sabia que essa doença pode ser evitada através da vacina que é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde do Município?
Para falar sobre esse assunto, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (24), a tribuna da Câmara de Vereadores foi ocupada pelo Secretário Municipal da Saúde, Sidinei Bueno de Oliveira, pela Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Enfermeira Alessandra Florêncio, e pela Coordenadora da Clínica de Especialidades, Enfermeira Tainara de Vargas.
Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção.
O Secretário Municipal da Saúde, Sidinei Oliveira, falou sobre a importância de conscientizar a população sobre o tema. “A rede municipal disponibiliza e precisamos falar muito sobre vacina. Tivemos um curto período de tempo atrás uma campanha que atacou muito as vacinas e hoje nós precisamos refazer esse caminho, precisamos trabalhar na população a ideia da prevenção através da vacinação. [...] Certamente, a vacinação contra o HPV reduz o número de vítimas e mortes por essa doença”, enfatizou o Secretário.
A Coordenadora da Clínica de Especialidades, Enfermeira Tainara de Vargas, falou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Conseguimos fazer esse diagnóstico de lesões que são precursoras, que são aquelas que ainda não se tornaram câncer, através do exame citopatológico, que é popularmente conhecido como exame preventivo de colo do útero ou papanicolau”, explicou a profissional.
O exame que ajuda a identificar lesões pré-cancerosas e o câncer de colo do útero também é oferecido gratuitamente na rede municipal, sendo recomendado para mulheres de 25 a 64 anos de idade que em algum momento da vida tiveram relações sexuais e podem ter sido contaminadas pelo HPV.
Segundo dados apresentados pela Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Enfermeira Alessandra Florêncio, tanto a cobertura vacinal, quanto a de exames, é considerada baixa no Município.
A cobertura vacinal é de 86,32% nas meninas e apenas 67% nos meninos, dentro da faixa etária indicada (dos 9 aos 14 anos). Em relação aos exames, das 10.171 mulheres que estão na faixa etária indicada (dos 25 aos 64 anos), mais de 6 mil nunca realizaram o exame preventivo do câncer de colo do útero. “Tem um grande número de mulheres que devem estar com alguma lesão precursora do câncer, mas que por falta de conhecimento e por não buscar atendimento, só descobrem quando já está num estágio mais avançado e que, às vezes, é muito tarde”, alertou Alessandra.
No próximo sábado (29), a Clínica de Especialidades do Município estará aberta, a partir das 13h30min, para a realização do exame preventivo, vacinação, testes rápidos e solicitação de mamografia.
A Clínica de Especialidades é localizada na Rua Francisco Pinheiro, nº 48, em frente à Praça Getúlio Vargas (hospital). Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (55) 98403-8542.
Publicado por
