
Foto de Ramon Mendes - Rádio Palmeira
Nessa segunda-feira (24), a vereadora Sindimara Ribeiro (PT) entregou na sede da Rádio Palmeira, no bairro Vista Alegre, o voto de congratulação do legislativo de Palmeira das Missões pelos 75 anos da Rádio Palmeira. A comenda foi recebida pelo diretor-proprietário da Rádio Palmeira, João Erculano Novais Gomes, e pelo gerente de rede do Complexo Luz e Alegria de Comunicação, Luciano Casali.
Durante a entrega, a vereadora e a gerência da emissora falou nos microfones da Rádio Palmeira, tanto em sua emissora de AM quanto em sua emissora de FM. Durante a entrevista, capitaneada por Sidi Farias, a vereadora contou de sua relação direta com a Rádio Palmeira, desde ouvinte até como radialista: "Logo depois do programa do Ricardo Brum, na época eu deveria estar com seis, sete, oito anos de idade, eu me lembro que tinha o programa do Sindicato [dos Trabalhadores Rurais], com a mesma abertura que utilizamos até hoje, era o programa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. E eu criança, acompanhando meu pai e hoje, há 17 anos, também participo do programa do Sindicato, levando a boa informação, através dos microfones da Rádio Palmeira", declarou a vereadora.
Já o diretor-proprietário da Rádio Palmeira, João Erculano Novais Gomes, notou a importância da comenda: "Essa homenagem é o reconhecimento de uma história. [...] Muitos dos fatos e acontecimentos foram gerados pela Rádio Palmeira e a sociedade palmeirense sabe, os mais velhos reconhecem esse título que tu está trazendo, que é de grande importância, porquê é um ato de reconhecimento, um ato de carinho e que nós ficamos muito felizes em receber", citou o diretor da Rádio Palmeira.
O gerente da rede do Complexo Luz e Alegria de Comunicação, Luciano Casali, falou sobre a longevidade da rádio: "O que a Câmara de Vereadores veio a fazer, eu não sei se tem cinco no Rio Grande do Sul que fizeram. São setenta e cinco anos de história, as emissoras não tem essa idade. As emissoras, se falar de FM, são mais novas; As emissoras de AM, muitas nesse periodo, pararam de funcionar, por encerrar atividades, seja por uma evolução ou não conseguir, então são poucos os que estão atuando e que tem toda a importância como tem", citou o gerente de rede da Luz e Alegria.
Rádio Palmeira: Uma longa história
A história do que se tornou a Rádio Palmeira iniciou em 1949, com a instalação, por um grupo vindo de Erechim, da Rádio Difusão Sul do Brasil S/A, operando na frequência de 1590 kHz da rádio AM (que na época, era o único tipo de rádio disponível). Pouco após tudo isso, os direitos de concessão foram adquiridos por um grupo de palmeirenses, formado inicialmente por Alarico Leite do Amaral e Pedro Oliveira Lima, logo sendo formado também por David Figueiredo Martins e José Benoni Amaral. Logo após seu baile de inauguração, em 1950, a Rádio Difusão Sul do Brasil se tornou a Sociedade Rádio Palmeira Ltda., mudando seu prefixo de ZYW-9 para ZYK-265, prefixo esse que até hoje é utilizado pela emissora de AM de Palmeira das Missões.
Durante os anos 80, a Rádio Palmeira passou por uma nova fase. Em 23 de outubro de 1981, após revisões técnicas, a Rádio Palmeira AM recebeu uma nova frequência, 740 kHz, que mantêm até hoje em sua emissora de AM. além da potência subir para os atuais 2,5 kW. Dentro disso, a antena da rádio AM, baseada na Vila Batista desde os anos 50, dobrou de tamanho, chegando aos 80 metros atuais. Em 1984, com a aquisição da rádio por Lourenço Ardenghi, a mesma veio a se mudar, de seu predio no centro de Palmeira das Missões para a estrutura atual (e uma das maiores de toda região), no bairro Vista Alegre. Ao mesmo tempo, de 12 de abril de 1985, foi lançada a Rádio Palmeira 101.7 FM, a primeira emissora de frequência modulada de Palmeira das Missões, sendo novamente, pioneira na radiodifusão local.
Em 11 de novembro de 2024, uma nova fase da Rádio Palmeira foi inaugurada, com a integração de suas emissoras ao Complexo Luz e Alegria de Comunicação, sendo suas emissoras se tornando a sexta e sétima emissoras do complexo, que se torna assim, o maior complexo de rádios de todo o norte do estado, e um dos maiores de todo o Rio Grande do Sul.
Publicado por
