Rádio Palmeira: 75 anos no ar da região
A Rádio Palmeira fez 75 anos de sua inauguração nessa terça-feira (07), em uma nova fase
Publicado em 21/01/2025 às 17:19
Atualizado em 21/01/2025 às 17:34
Capa Rádio Palmeira: 75 anos no ar da região

Foto de Foto: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Em 07 de janeiro de 1950, a Rádio Difusão Sul do Brasil S/A fazia seu Baile Inaugural no Clube Comercial de Palmeira das Missões. Mal sabiam todos os presentes que aquela pequena emissora do interior do Rio Grande do Sul alçaria voos imensos e 75 anos anos depois, estaria tão firme e forte como nunca na mesma cidade em que foi criada.

A história do que se tornou a Rádio Palmeira iniciou em 1949, com a instalação, por um grupo vindo de Erechim, da Rádio Difusão Sul do Brasil S/A, operando na frequência de 1590 kHz da rádio AM (que na época, era o único tipo de rádio disponível). Pouco após tudo isso, os direitos de concessão foram adquiridos por um grupo de palmeirenses, formado inicialmente por Alarico Leite do Amaral e Pedro Oliveira Lima, logo sendo formado também por David Figueiredo Martins e José Benoni Amaral. Logo após seu baile de inauguração, em 1950, a Rádio Difusão Sul do Brasil se tornou a Sociedade Rádio Palmeira Ltda., mudando seu prefixo de ZYW-9 para ZYK-265, prefixo esse que até hoje é utilizado pela emissora de AM de Palmeira das Missões.

Durante seus vários anos, a Rádio Palmeira conta com uma importância regional de excelência, tendo seus programas sido os mais ouvidos no grande território da antiga Palmeira das Missões e mantendo tal importância ao longo dos anos, mesmo com a independência de vários municípios que eram parte do território palmeirense. Os programas de auditório, trazendo inúmeras autoridades, figuras e lendas da cultura gaúcha, além do povo, que fez e faz parte integral da história da Rádio Palmeira, são lembrados até hoje. Também, a participação do jornalismo RP na história de nossa cidade e região ao longo de todos esses 75 anos, sem contar as vozes que marcaram a nossa história ao longo dos anos.

A 40 anos e hoje: As novas fases da Rádio Palmeira

Durante os anos 80, a Rádio Palmeira passou por uma nova fase. Em 23 de outubro de 1981, após revisões técnicas, a Rádio Palmeira AM recebeu uma nova frequência, 740 kHz, que mantêm até hoje em sua emissora de AM. além da potência subir para os atuais 2,5 kW. Dentro disso, a antena da rádio AM, baseada na Vila Batista desde os anos 50, dobrou de tamanho, chegando aos 80 metros atuais. Em 1984, com a aquisição da rádio por Lourenço Ardenghi, a mesma veio a se mudar, de seu predio no centro de Palmeira das Missões para a estrutura atual (e uma das maiores de toda região), no bairro Vista Alegre. Ao mesmo tempo, de 12 de abril de 1985, foi lançada a Rádio Palmeira 101.7 FM, a primeira emissora de frequência modulada de Palmeira das Missões, sendo novamente, pioneira na radiodifusão local.

Em 11 de novembro de 2024, uma nova fase da Rádio Palmeira foi inaugurada, com a integração de suas emissoras ao Complexo Luz e Alegria de Comunicação, sendo suas emissoras se tornando a sexta e sétima emissoras do complexo, que se torna assim, o maior complexo de rádios de todo o norte do estado, e um dos maiores de todo o Rio Grande do Sul.

A Rádio Palmeira, ao longo dos anos, é o longo braço da comunicação palmeirense em todo o norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo transmitido os acontecimentos e a cultura da espartana palmeira por todo longo do estado do Rio Grande do Sul, Brasil e o mundo, tanto por suas emissoras de rádio (que, com alguma expertise técnica, pode ser pega em todo o país por radioamadores) quanto pelos novos adventos da tecnologia, como a internet e as redes sociais. Porém, algo nunca mudou ao longo dos 75 anos, desde os bailes, programas de auditório e rádio-novelas, até as lives e a era da globalização:  o compromisso com a comunidade e os fatos de nossa cidade e região.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira