Foto de Wagner Stan / AMZOP / Divulgação
A AMZOP intermediou, durante a ChapadaFest, nesta quarta-feira (14), uma importante reunião entre produtores de bovinocultura de leite e piscicultura da região e representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de entidades. O encontro ocorreu em Chapada e integrou a programação do evento, fortalecendo o diálogo direto entre o setor produtivo, lideranças regionais e o Governo Estadual.
Participaram da reunião prefeitos, vice-prefeitos e lideranças municipais, além dos secretários estaduais Edivilson Brum (Agricultura), Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural) e Fábia Richter (Mulher). Também estiveram presentes os deputados federais Lucas Redecker e Pompeo de Mattos, além do deputado estadual Professor Bonatto.
A agenda contou ainda com a participação do prefeito de Chapada, Gelson Scherer, do presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, do assessor especial do Governo do Estado, Mateus Wesp, do presidente do Legislativo de Chapada, do presidente da Emater-RS/Ascar, Luciano Scwertz, além do presidente da Associação dos Criadores de Tilápia de Chapada, do presidente da Associação dos Bovinocultores de Leite e demais representantes do setor produtivo regional.
Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento regional, com destaque para os desafios enfrentados pela bovinocultura de leite, como custos de produção, rentabilidade, políticas de incentivo e sustentabilidade da atividade. A produção de tilápias também esteve em pauta, abordando o potencial da piscicultura como alternativa de diversificação econômica, geração de renda e fortalecimento da agricultura.
Outro ponto relevante da reunião foi o combate à violência contra a mulher, tema tratado pela Secretaria Estadual da Mulher, reforçando a importância de políticas públicas integradas, ações de prevenção e fortalecimento das redes de proteção, especialmente no meio rural.
Para o presidente da AMZOP, Adilson Balestrin, o encontro demonstra a força da articulação regional. “A AMZOP cumpre seu papel ao aproximar produtores, municípios e o Governo do Estado, criando espaços de diálogo que geram encaminhamentos concretos para quem produz e move a economia da nossa região”, destacou.
A reunião reforça o compromisso da AMZOP e das lideranças regionais com o desenvolvimento sustentável, a valorização do produtor rural e a construção de políticas públicas alinhadas às reais necessidades do interior do Rio Grande do Sul.
Publicado por
