Foto de 3º BPAmb - BMRS / Divulgação
Com o aumento do fluxo de visitantes em áreas naturais durante o verão, a Brigada Militar intensificou o policiamento em rios, barragens e locais de relevância ecológica no Rio Grande do Sul. Além da atuação na 56ª Operação Golfinho, no litoral gaúcho, as ações visam garantir a segurança da população e a preservação ambiental em pontos utilizados para recreação.
O trabalho é desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (BPAmb BM), que atua em diversos turnos realizando fiscalizações em ambientes aquáticos e áreas ribeirinhas. As ações têm como foco a prevenção de crimes ambientais, a proteção da vida e a manutenção da ordem pública.
Na Barragem do Rio Passo Fundo, em Ronda Alta, o policiamento ocorreu no ambiente aquático, com patrulhamento na área alagada e fiscalização em três balneários: Passo da Entrada, Parque da Justiça e Parque da Amizade.
Já no município de Marcelino Ramos, as equipes do 3º BPAmb utilizaram embarcação para atuar no Rio Uruguai, realizando fiscalizações para coibir a pesca predatória durante o período do Defeso da Piracema. Também foram vistoriadas áreas ribeirinhas e pontos utilizados como acampamentos.
A intensificação das ações reforça o compromisso da Brigada Militar com a preservação ambiental, a segurança dos frequentadores e a redução de ocorrências de caça e pesca ilegais em áreas naturais do Estado.
Publicado por
