Foto de Rádio Sarandi / Reprodução
Na manhã desta terça-feira (16), o Presídio Estadual de Sarandi foi alvo de uma revista geral com foco na apreensão de materiais ilícitos e no reforço da ordem e da segurança interna da unidade. A ação faz parte das rotinas permanentes de segurança do Sistema Prisional do Rio Grande do Sul.
A operação foi coordenada pela 4ª Delegacia Penitenciária, com sede em Passo Fundo, e contou com a atuação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), além de policiais penais que atuam no presídio. Os Grupos de Intervenção Rápida são equipes especializadas da Polícia Penal, capacitadas para intervir de forma rápida e eficaz na manutenção e no restabelecimento da disciplina e da segurança nas unidades prisionais gaúchas.
Durante o procedimento, que envolveu mais de 50 policiais penais, foram seguidos todos os protocolos operacionais padrão, sem registro de incidentes. O material eventualmente apreendido foi devidamente catalogado e encaminhado para os trâmites administrativos e legais cabíveis.
Conforme a Polícia Penal, as revistas periódicas são consideradas essenciais para a preservação da ordem interna, da segurança pública e para a prevenção de situações que possam comprometer a segurança dentro e fora dos estabelecimentos prisionais, além de evidenciarem o trabalho técnico, preventivo e estratégico desenvolvido de forma contínua no sistema prisional.
Publicado por
