Foto de ASCOM - Sindicato Rural de Palmeira das Missões / Divulgação
Com a presença de lideranças locais e regionais, o Sindicato Rural de Palmeira das Missões teve a posse da diretoria para o exercício 2025-2028 na noite da segunda-feira (15), no restaurante do Parque de Exposições Tealmo José Schardong. O presidente, Ivonei Sandro Librelotto, foi reempossado, juntamente com diretores que compõem a nominata.
Librelotto destacou parte das ações realizadas nos três anos de gestão, com foco na capacitação aos produtores por meio do Senar/RS, programas especiais, atendimentos de balcão, reuniões com parceiros e eventos, a exemplo do Conecta Futuro, realizado por duas edições em parceria com a prefeitura municipal e com o Sebrae/RS, além do Gerações do Campo, promovido pela Comissão Jovem em parceria com a Escola Técnica Celeste Gobbato. “Fizemos um trabalho que pudesse fortalecer a entidade e os produtores. Foram mais de 900 ações do Senar e nesse período impactamos de alguma forma a vida de cerca de 40 mil pessoas, um número relevante diante dos municípios que abrangem a extensão de base da entidade”, assinalou.
Para o diretor-vice-presidente da Farsul Hamilton Guterres Jardim (que representou o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o presidente eleito, Domingos Velho Lopes), o desafio de gerir um sindicato que representa o produtor tem aumentado a cada ano, tendo em vista o cenário político e econômico, bem como as questões climáticas que impactam o setor. “Praticamente não temos seguro agrícola, não temos preço mínimo para diversos produtos, os produtores de leite vivem uma crise severa. Os desafios serão grandes para mais período”, enumerou. Segundo ele, isso tudo reforça o papel das entidades representativas do produtor, em defesa dos interesses da classe.
Também esteve presente no ato o assessor da Presidência da Farsul, Luiz Fernando Pires. Ele trouxe a mensagem do presidente Gedeão Pereira, reforçando o papel dos sindicatos rurais em levantar as demandas da base, para que a federação possa atuar com maior assertividade. Entre as lideranças ainda estava o presidente da Regional 14 da Farsul, Neri Schroer (presidente do Sindicato Rural de Três de Maio); e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empregos, Jerônimo Cecatto, que representou o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing. Presidentes de diversos sindicatos rurais prestigiaram a noite, bem como diretores e demais lideranças. Após a posse, também foram homenageados os ex-presidentes do Sindicato Rural, como forma de reconhecer a trajetória da entidade.
O Sindicato Rural de Palmeira das Missões é ligado à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que faz parte da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). A entidade também é conveniada ao Senar/RS, promovendo treinamentos, programas e eventos de capacitação no meio rural, para produtores e trabalhadores do campo.
Confira a nominata da diretoria:
Cargos efetivos
Presidente: Ivonei Sandro Librelotto
Primeiro-vice-presidente: José Edenardo Fruet de Souza
Segunda-vice-presidente: Fabíola Velho Froehlich
Primeira-secretária: Monica Alexandra Binsfeld
Segundo-secretário: Jorge Luiz Martins de Oliveira
Primeiro-tesoureiro: Cornelis Wilhelmus Maria Uitdewilligen
Segundo-tesoureiro: Darlei Cortese Dalla Nora
Suplentes
Vilson Valmor Baumgratz
Verônica Maria Carard Formentini
Luiz Carlos Donati
Rafaelo Manfio Rigon
Cristian Acatrolli
Vivian Luiza Tombini
Gustavo Heller Nietiedt
Conselho Fiscal (Efetivos)
Clovis Vilmar Richter
Daniel Antonio Chiochetta
Denis Jonas Braganholo
Conselho Fiscal (Suplentes)
Delfino Suzano
Paulo Sergio Magalhães Barbosa
Marisa Riva Donati
Delegados-Representantes
Efetivo: Ivonei Sandro Librelotto
Suplentes: Hamilton Guterres Jardim e José Edenardo Fruet de Souza
Publicado por
