Entre a madrugada de sexta-feira (07) e o decorrer do sábado (08) de novembro, o Rio Grande do Sul deve enfrentar condições severas de tempo, conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão e a formação de um ciclone extratropical no oceano podem provocar chuva intensa, rajadas de vento acima de 100 km/h, queda de granizo e descargas elétricas em diversas regiões.
As áreas mais afetadas devem ser o Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do Estado. Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Bruno Ribeiro, há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade com potencial para ventos severos e até tornados, especialmente no Noroeste e Norte, durante a tarde de sexta-feira. “A formação desse ciclone sobre o Estado traz acumulados elevados de chuva, principalmente no Norte, e ocorrência pontual de granizo, além de ventos fortes no Litoral Norte entre a noite de sexta e a madrugada de sábado”, explicou.
Na sexta-feira, os volumes de chuva devem variar entre 60 e 100 milímetros, podendo ultrapassar os 150 mm em pontos das regiões Missões, Noroeste e Norte. Os ventos podem alcançar 85 km/h em grande parte do Estado, com rajadas superiores a 100 km/h no Litoral Médio e Litoral Norte.
No sábado, o ciclone extratropical mantém o tempo instável na Costa Doce, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados entre 30 e 75 mm. Nas demais áreas, o tempo deve melhorar gradualmente, embora os ventos ainda possam atingir 85 km/h.
A previsão indica estabilização do tempo apenas no domingo (09), com a chegada de uma área de alta pressão e o retorno do sol. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em locais suscetíveis a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos.
Publicado por
