CPERS realiza mobilização em defesa da educação pública e entrega carta à 20ª CRE em Palmeira das Missões
Após a manifestação, os representantes do sindicato entregaram uma carta aberta ao coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), João Souza, formalizando reivindicações e críticas às atuais políticas aplicadas ao setor.
Publicado em 28/10/2025 às 20:21
Capa CPERS realiza mobilização em defesa da educação pública e entrega carta à 20ª CRE em Palmeira das Missões

O 40º Núcleo do CPERS/Sindicato de Palmeira das Missões, em conjunto com o 26º Núcleo de Frederico Westphalen e a Comissão de Educação do 40º Núcleo, promoveu nesta terça-feira (28), uma mobilização no Largo Alfredo Westphalen, no centro da cidade, em defesa da valorização dos profissionais da educação e da qualidade do ensino público no Rio Grande do Sul.

O ato reuniu professores e funcionários de escolas estaduais, que reforçaram o compromisso da categoria com a defesa da educação pública. Após a manifestação, os representantes do sindicato entregaram uma carta aberta ao coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), João Souza, formalizando reivindicações e críticas às atuais políticas aplicadas ao setor.

No documento, o CPERS destaca sua trajetória de oito décadas como uma das maiores entidades sindicais do Estado, do Brasil e da América Latina. O texto reafirma a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade, e defende a valorização dos professores e funcionários como condição essencial para o fortalecimento das escolas.

A carta também aponta preocupações com o que o sindicato denomina “políticas de desmonte” da educação, mencionando o longo período sem reajuste salarial e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em relação ao atendimento médico do IPE Saúde.


Entre as principais reivindicações apresentadas, estão:

  • Reposição salarial de 15,02% para toda a categoria;
  • Fim do desconto previdenciário dos aposentados;
  • Enquadramento de mais de quatro mil funcionários no plano de carreira;
  • Realização de concurso público para professores e funcionários de escola;
  • Ampliação do número de médicos credenciados pelo IPE e aumento na oferta de consultas;
  • Garantia de recursos para a educação na Lei Orçamentária Anual de 2026;
  • Rejeição ao projeto de meritocracia nas escolas e à municipalização da rede estadual.

O CPERS reforça, ao final da carta, que a entidade e a comunidade escolar continuarão mobilizadas para garantir que a escola pública gaúcha siga existindo e oferecendo educação de qualidade para todos.

Fonte: Sidi Farias - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira
Fotos