Palmeira das Missões recebe, nesta quarta-feira (15), o Seminário de Irrigação IRRIGA+RS, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Administração Municipal de Palmeira das Missões e de diversas instituições locais. O evento ocorre a partir das 8h30, no auditório da Escola Estadual Celeste Gobbato (Escola Agrícola), localizada na BR 158.
A programação inicia com o credenciamento e abertura oficial, seguida pelo pronunciamento das autoridades presentes. Às 9h30, o subsecretário de Irrigação da Seapi, Paulo Salerno, fará a apresentação do Programa IRRIGA+RS, destacando os resultados já alcançados e o edital da terceira fase da iniciativa estadual de incentivo financeiro direto ao produtor.
Na sequência, às 10h, o representante da empresa Water Crop, Eduardo Wink, apresentará a palestra “Irrigue Certo & Colha Mais”, com foco em práticas e tecnologias voltadas à eficiência no uso da água na produção agropecuária.
A partir das 10h30, serão apresentados cases de sucesso de irrigação. O primeiro será conduzido pela Agrícola Binsfeld, de Palmeira das Missões, abordando a irrigação de grãos e cereais por pivô central. O segundo case será apresentado pela família de Ademir Antonio Sauthier, de Chapada, que relatará a experiência com irrigação de pastagens por aspersão fixa.
Encerrando as palestras, às 11h10, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões, dr.Nilson Luiz Costa, falará sobre a importância econômica e a geolocalização dos pivôs de irrigação nos municípios do Rio Grande do Sul.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmeira das Missões, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, UFSM – Campus de Palmeira das Missões, Escola Estadual Celeste Gobbato, Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato Rural de Palmeira das Missões, Clube de Amigos da Terra, Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul.
Publicado por
