De Palmeira das Missões para o mundo: Escola Celeste Gobbato participa do ESI Milset Mundi 2025 em Abu Dhabi
Estudantes de Palmeira das Missões participam da ESI Milset Mundi 2025 em Abu Dhabi com dois projetos de pesquisa inovadores nas áreas de agricultura e equidade de gênero
Publicado em 01/10/2025 às 07:26
Atualizado em 01/10/2025 às 07:31
Capa De Palmeira das Missões para o mundo: Escola Celeste Gobbato participa do ESI Milset Mundi 2025 em Abu Dhabi

Foto de ASCOM - 20ª CRE / Divulgação

A Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões, é motivo de orgulho no cenário mundial. Alunos, professores e direção da instituição estão representando a 20ª Coordenadoria Regional de Educação e o Rio Grande do Sul na ESI Milset Mundi 2025, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro.

O projeto “Use of Essential Oils in Agriculture: An Alternative in Controlling Fungal Diseases, Allied to Human Well-Being” foi desenvolvido por Gabrielli Thalheimer, Gustavo Vargas Binsfeld e Lucas Desconsi Bester, sob orientação da professora Carine Meier.

Já o trabalho “Gender Equity in the Agricultural Sector: Challenges and Opportunities for Graduates of the Technical Course in Agriculture” tem como autores Anita Rodrigues, Arthur Giacomini e Maria Eduarda Rotilli, orientados pelo professor André Luís Saldanha Botton.

Os grupos são acompanhados pelo diretor da escola, Luiz Carlos Cosmam, e levam a pesquisa, a inovação e o nome da Escola Celeste Gobbato para o cenário internacional.

A participação em eventos dessa magnitude contribui de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico, científico e pessoal de alunos e professores, ampliando horizontes, incentivando a troca de experiências e fortalecendo a formação de jovens protagonistas no cenário mundial.

O coordenador da 20ª CRE, João Souza, destacou a importância desse momento.

“É um orgulho imenso ver a Escola Celeste Gobbato representando não apenas a nossa região, mas também o Brasil em um evento mundial. Isso demonstra a qualidade da educação pública que construímos juntos e reforça o potencial transformador que a pesquisa e a inovação têm na vida dos nossos estudantes".

Fonte: Carine Zandoná Badke / ASCOM - 20ª CRE

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira