Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira
A manhã dessa quarta-feira (28), um evento para a história da radiodifusão palmeirense aconteceu no Rincão do Provisório, em Palmeira das Missões, com o Encontro com Radialistas acontecendo na programação dos Festejos Farroupilhas de 2025 no município.
O público presente, formado por autoridades e figuras públicas do tradicionalismo palmeirense, viu o início do evento por volta das 9h, com o lançamento do livro "Ondas Curtas para uma História Longa", escrita por Liliane Pappen Bastos e Rogério Bastos, com o último também sendo o condutor do primeiro evento, uma palestra sobre o livro e sobre outros assuntos do tradicionalismo gaúcho. O livro também é parte do tema dos Festejos Farroupilhas de 2025 no Rio Grande do Sul, buscando enaltecer a história do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, no ano de seu centenário, salientando ainda, a trajetória do programa Grande Rodeio Coringa, que completa 70 anos neste ano, desde sua primeira edição em maio de 1955, na Rádio Farroupilha.
Logo após, iniciou a encenação do Grande Rodeio Coringa, feita por várias figuras do movimento tradicionalista palmeirense. O programa, que trouxe várias encenações e interpretações de artistas e figuras gaúchas no palco do Rincão do Provisório. Artistas como José Mendes, Gildo de Freitas, Teixeirinha, Mary Teresinha, Inesita Barroso e Wilmar Winck de Souza foram homenageados e interpretados por jovens e adultos. Além disso, também foi homenageado Darcy Fagundes e Paixão Cortês, que na época, eram presenças fortes do programa.
Esse evento também marcou um momento único na radiodifusão palmeirense, com a transmissão do mesmo sendo feito, pela primeira vez, entre as três emissoras de rádio da cidade (Rádio Palmeira, Rádio Difusora e Rádio Comunitária Landell), com participação de locutores das três emissoras durante a transmissão, sendo a primeira vez que foi feito um pool de emissoras na cidade em toda sua história.
Publicado por
