Sedufsm promove acolhimento docente no campus da UFSM em Palmeira das Missões
Programação ocorre nesta quarta-feira (20) e inclui atividades culturais, debate político e incentivo à sindicalização
Publicado em 15/08/2025 às 07:11
Atualizado em 15/08/2025 às 07:14
Capa Sedufsm promove acolhimento docente no campus da UFSM em Palmeira das Missões

Foto de ASCOM - SEDUFSM / Divulgação

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) realiza, nesta quarta-feira (20), um evento de acolhimento às professoras e professores do campus da UFSM em Palmeira das Missões. A atividade será às 15h, no hall do prédio principal campus, e integra uma programação especial promovida pela entidade sindical em todos os campi da Universidade Federal de Santa Maria ao longo do mês de agosto.

O objetivo é fortalecer os laços com a categoria docente, incentivar a sindicalização e promover o debate sobre os desafios atuais da educação pública.

Música e cultura - O momento cultural ficará por conta do Grupo Oficina de Música, que apresenta um repertório inspirado na cultura popular latino-americana, com gêneros como samba, milonga, candombe e chacarera. Os arranjos mesclam elementos clássicos e modernos, dialogando com diferentes públicos.

O grupo é formado por Daniel Morales (piano) — músico, professor aposentado e sindicalizado à Sedufsm —, Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e Luiza Gomes (voz). O Oficina de Música já participou de atividades semelhantes no campus sede e em Cachoeira do Sul.

Debate e mobilização - Além da recepção, o evento será espaço para diálogo político. A diretoria da Sedufsm vai tratar do cumprimento do acordo da última greve nacional da educação e apresentar a campanha de sindicalização “Seja Sedufsm. Transforme o mundo”.

A proposta é reforçar que o campus de Palmeira das Missões possui demandas específicas que, com organização e unidade, podem ganhar força na agenda da reitoria e do governo.

A atividade também incluirá mobilização para o Plebiscito Popular 2025, consulta nacional que defende o fim da escala de trabalho 6x1 e a taxação dos super-ricos.

Onde votar - Docentes e comunidade acadêmica podem participar do plebiscito presencialmente na Sala 111 do bloco da Administração e Economia, ocupada pela professora e diretora da Sedufsm Vânia Beatriz Rey Paz, do Departamento de Administração, de segunda a quinta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Também é possível votar na urna eletrônica disponível no site da Sedufsm (www.sedufsm.org.br) ou via QR Code oficial.

Mais informações: www.sedufsm.org.br

Fonte: Nathália Costa / ASCOM - SEDUFSM

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira