Operação da PF prende suspeito de Barra Funda durante ação contra organização de tráfico internacional de drogas
A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio aéreo
Publicado em 28/05/2025 às 21:30
Atualizado em 28/05/2025 às 21:31
Capa Operação da PF prende suspeito de Barra Funda durante ação contra organização de tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal prendeu um indivíduo do município de Barra Funda durante a deflagração da Operação Tango Down, realizada na manhã desta quarta-feira (28). A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio aéreo.

A operação foi deflagrada simultaneamente em cinco estados brasileiros — Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — e cumpriu 9 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

As investigações começaram em 2019, após a apreensão de um helicóptero carregado com cocaína no município de Naviraí/MS, em ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar. A partir desse fato, foi descoberto um esquema criminoso estruturado, que fazia uso constante de aeronaves para transportar drogas oriundas do Paraguai.

Entre os principais marcos investigativos da operação está a apreensão de 500 kg de cocaína em janeiro de 2023, no município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, em uma ação que contou com apoio da Força Aérea Brasileira e de forças de segurança locais. Ao longo das investigações, foram apreendidas 27 toneladas de maconha, 1.177 kg de cocaína, 2.347 kg de skunk, além de duas aeronaves e sete prisões em flagrante.

Na ação desta quarta-feira, 50 policiais federais atuaram no cumprimento das ordens judiciais. Foram presos preventivamente seis indivíduos, além da apreensão de veículos e duas armas de fogo. Outros três investigados continuam foragidos.

A operação contou com o apoio do Ministério Público Federal e da Justiça Federal e representa mais um avanço no combate ao crime organizado transnacional, especialmente no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes por rotas aéreas.

Fonte: Rádio Minuano

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira
Fotos