Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira
Na manhã dessa terça-feira (06), Palmeira das Missões completou seus 151 anos de emancipação com um evento que trás lembranças para todos os palmeirenses, o desfile cívico-estudantil. Sob o sol de outono, escolas do sistema municipal de educação, entidades e forças de segurança desfilaram na Rua Major Novais, trazendo temas de importância da história e cultura da Terra do Carijo e Berço da Erva-Mate.
O desfile, que iniciou por volta das 9h, iniciou com a passagem das viaturas das forças de segurança baseadas em Palmeira das Missões, como o 39º Batalhão de Polícia Militar e Pelotão Rodoviário da Brigada Militar, Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil (tanto da Delegacia de Polícia local quanto da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior), Polícia Penal/SUSEPE e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na qual, teve uma nova unidade móvel entregue pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, durante o desfile.
Logo após as forças de segurança, como tradicionalmente, o Movimento Escoteiro fez sua participação, com passagens do Grupo de Escoteiros Cacique Sepé Tiarajú (126/RS) e do Grupo de Escoteiros do Ar Sentinelas da Palmeira (420/RS), que abrilhantaram o desfile, abrindo para os desfiles escolares, que vieram logo após.
Com o apoio das bandas marciais da E.E.E.B Palmeira das Missões (Polivalente) e do Clube de Desbravadores Rocha dos Séculos, as escolas da rede municipal iniciaram seu desfile. Estiveram na Rua Major Novais, as seguintes escolas:
- Escola de Educação Especial Recanto Feliz (APAE)
- E.M.E.I Bem-Me-Quer
- E.M.E.I. Criança Feliz
- E.M.E.I. Gente Nossa
- E.M.E.I Daltro Fioravante dos Passos
- E.M.E.I. Gov. Leonel de Moura Brizola
- E.M.E.I. Mundo Feliz
- E.M.E.I.E.F Antônio Carlos Borges
- E.M.E.F. (TI) Assemblèia de Deus
- E.M.E.F. Assis Brasil
- E.M. Dona Carolina
- E.M.E.F. Ignácio Montanha
- E.M.E.F. Duque de Caxias
- E.M.E.F. Júlio Pereira
- E.M.E.F XV de Novembro (EJA)
O desfile teve fim com as passagens do Fórum Municipal da Mulher, trazendo para a Major Novais, um protesto contra a onda de feminicídios e violência contra a mulher que atinge o estado do Rio Grande do Sul; e da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões, que findou o desfile dando espaço para os que o organizaram ao longo da jornada.
Publicado por
