
Foto de Brigada Militar / GZH / Reprodução
Um acidente com um ônibus provocou ao menos sete mortes na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no final da manhã desta sexta-feira (04). O veículo levava estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a um cactário do município.
Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o ônibus ficou sem freio e caiu em um declive entre o km 3 e o 4 da RS-453. O acidente foi por volta das 11h15min. A UFSM informou a presença de 35 pessoas na excursão. Mais cedo, a Brigada Militar havia dito que era 32. Entre os ocupantes do veículo estão o motorista, dois professores e estudantes do curso de Paisagismo, com idades entre 18 e 60 anos.
— "Um coletivo de estudantes universitários que estavam vindo visitar o nosso município, nosso cactário e acabou ficando sem freios e tivemos mais de vinte vítimas encaminhadas aos hospitais da nossa região e também infelizmente com vítimas fatais" — disse à Rádio Gaúcha o prefeito de Imigrante, Germano Stevens (MDB).
— Já temos lá em Santa Maria uma equipe da Brigada Militar que está se dirigindo para a reitoria, para passar informações em conjunto com a universidade — diz o subcomandante da Brigada Militar, coronel Douglas Soares.
Há divergência no número de mortos. Preliminarmente, a informação era de que 10 pessoas morreram no acidente. O coronel Samaroni Zappe, comandante da Brigada Militar no Vale do Taquari, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, de que haviam sete óbitos confirmados por volta das 13h — um homem e seis mulheres.
Ônibus era da universidade
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o ônibus que levava os estudantes ao Cactário Horst, em Imigrante, era da própria universidade. O motorista, por sua vez, era terceirizado.
— A manutenção do ônibus é feita por nós, mas o motorista era de uma empresa terceirizada — explicou Schuch.
A frota da UFSM conta com cerca de 70 veículos, incluindo seis a sete ônibus para o transporte de estudantes.
Segundo o reitor, o ônibus levava 34 passageiros, além do motorista. Um dos alunos não chegou a embarcar. A lista oficial de ocupantes ainda não foi divulgada.
— O número já foi passado ao Comando Rodoviário da Brigada Militar, que está verificando o estado de saúde de cada um. A lista só será divulgada quando tivermos certeza das informações corretas e oficiais — afirmou.
Diante da tragédia, a universidade montou um gabinete de crise para acolher familiares e amigos das vítimas, tanto na reitoria quanto no Colégio Politécnico.
Governo do Estado e UFSM se manifestam sobre o acidente
O governador Eduardo Leite compartilhou uma nota de pesar em suas redes sociais, lamentando o acidente. Confira a manifestação completa:
"Com imenso pesar, recebi a notícia do trágico acidente com um ônibus na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, envolvendo estudantes e professores da UFSM, do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, que estavam em uma visita técnica.
Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o acidente resultou em mortes. Uma tragédia profunda que atinge famílias e amigos, além de toda a comunidade acadêmica e o povo gaúcho, que hoje se solidariza com essa dor.
Em nome do governo do Estado, manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas da UFSM e a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio. Que encontrem força nesse momento devastador.
Desde os primeiros momentos, estamos em contato direto com as forças de segurança, com os serviços de saúde e com as equipes de resgate. O governo do Estado está mobilizado para prestar todo o apoio necessário.
O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos."
A UFSM se manifestou em nota publicada no site da universidade. Confira a mesma na íntegra:
"A UFSM recebeu informações sobre o acidente ocorrido na cidade de Imigrante envolvendo um ônibus com 35 pessoas, estudantes e docentes da UFSM do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, que estavam em visita técnica ao cactário Horst na cidade.
A UFSM deslocou equipe para o local para acompanhar o resgate.
Infelizmente, tivemos a confirmação por parte da Brigada Militar de óbitos. O número ainda não foi confirmado.
Na impossibilidade de seguirmos com as atividades normalmente na instituição, a UFSM decreta luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no dia de hoje (04) e amanhã (05) em toda a Universidade. As atividades essenciais estão mantidas.
Assim que mais informações forem confirmadas, atualizaremos esta nota."
Publicado por
