
Foto de ASCOM - Prefeitura Municipal de Ijuí / Divulgação
Somente neste final de semana, o Aeroporto Municipal de Ijuí realizou mais 3 operações aeromédicas. A frequência com que o serviço vem acontecendo, tem consolidado nosso Aeroporto como um ponto estratégicos para voos aeromédicas no Rio Grande do Sul, desempenhando um papel essencial no transporte de pacientes, além de viabilizar a captação e o envio de órgãos para transplantes em diversas partes do país.
Na noite de domingo (16), a missão, coordenada pelo gestor do aeroporto, Carlos Schulz, envolveu a logística para a coleta e o transporte de um coração para Curitiba, além de rins, fígado e córnea destinados a Porto Alegre e, um voo para transporte de um paciente vindo da cidade de Horizontina.
O procedimento teve início às 21h no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). As equipes médicas pousaram no aeroporto por volta de 20h40 e 20h50, com as aeronaves King Air C90B, da Casa Militar, responsável pelo transporte do coração para o Paraná, e o King Air B250, utilizado na coleta e envio dos demais órgãos para Porto Alegre. O retorno das missões ocorreu entre 23h e 23h10, garantindo que os órgãos chegassem com a urgência necessária para os procedimentos de transplante.
O compromisso do Governo Municipal em manter a estrutura ativa e moderna reforça a importância do aeroporto não apenas para Ijuí, mas para toda a região, consolidando-se como um elo essencial na rede de assistência à saúde e no salvamento de vidas, pois essas operações, com infraestrutura adequada para realização e disponibilidade de atendimento 24h, são fatores determinantes para o sucesso das missões em prol da vida.
Publicado por
