
Foto de UFSM-PM / Divulgação
Na última quinta-feira (27), a UFSM-PM recebeu a visita de um grupo de voluntárias do Fórum da Mulher de Palmeira das Missões. A comitiva foi composta por Sara Amaral Ávila, coordenadora do Fórum da Mulher; Tatiana Martins Padilha, representante do fórum; Rosane Maciel, 2ª vice-coordenadora; e Márcia Vieira, 2ª tesoureira. O Fórum da Mulher conta, atualmente, com um total de 35 voluntárias que atuam em prol da promoção dos direitos das mulheres e do combate à violência de gênero.
A visita teve como objetivo dialogar sobre parcerias e ações conjuntas para o 18º Fórum da Mulher, que será realizado no dia 05 de abril de 2025, no Centro Cultural de Palmeira das Missões, tendo como tema central a saúde mental. Além da organização do evento, as voluntárias também discutiram possibilidades de cooperação ao longo do ano, com foco em ações de prevenção à violência contra a mulher, acolhimento de vítimas e outras iniciativas relacionadas à promoção da saúde feminina.
A UFSM-PM já é parceira do Fórum da Mulher em edições anteriores, e esse encontro reafirmou o compromisso da universidade com a causa. Durante a reunião, foi destacado o envolvimento das professoras Andressa da Silveira, Fernanda Beheregaray Cabral e Leila Mariza Hildebrandt, que atuam nas áreas de saúde mental e questões de gênero, além de fortalecer a articulação com o Departamento de Ciências da Saúde e outros departamentos acadêmicos.
Dando continuidade ao diálogo, na manhã do dia 06 de março de 2025, houve uma reunião entre as integrantes do Fórum da Mulher, Rosane Maciel e Tatiana Martins Padilha, e as professoras Andressa da Silveira, Fernanda Beheregaray Cabral e Leila Mariza Hildebrandt, do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da UFSM-PM.
Durante o encontro, foi alinhada a participação especial das docentes no 18º Fórum da Mulher, com palestras sobre saúde mental e uma apresentação das ações realizadas pelo PET-Enfermagem, além de projetos extensionistas voltados ao cuidado materno-infantil e ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
A UFSM-PM reafirma seu apoio ao Fórum da Mulher, colaborando não apenas para a realização do evento de abril, mas também para o desenvolvimento contínuo de iniciativas que promovam a saúde mental, a prevenção à violência e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em Palmeira das Missões e região.
Publicado por
