
Foto de UFSM-PM / Divulgação
Na última quarta-feira (26), a UFSM-PM realizou uma visita institucional à 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (15ª CRS) de Palmeira das Missões. A reunião contou com a presença do diretor do campus, professor Adriano Lago, e foi conduzida pelo Especialista em Saúde Guilherme Fortes Machado, do setor de Planejamento da 15ª CRS, junto à coordenadora Danusa Begnini e ao coordenador adjunto Ademar Rodeni da Rosa Barcelos.
A pauta do encontro foi o fortalecimento das parcerias já existentes entre a UFSM-PM e a 15ª CRS, destacando a colaboração em programas de estágios — com a presença constante de estudantes da universidade atuando nas diferentes áreas da coordenadoria — e as ações formativas desenvolvidas em conjunto, especialmente nas áreas da saúde, com forte participação dos docentes da UFSM-PM.
Um dos temas centrais discutidos foi a proposta do curso de Medicina para o campus de Palmeira das Missões. A 15ª CRS já havia contribuído para a elaboração do anteprojeto do curso, atualmente em trâmite interno na universidade. A visita também teve como objetivo reforçar esse diálogo e solicitar a indicação de representantes da coordenadoria para integrar o grupo de trabalho que irá atuar na adequação e reformulação do anteprojeto, visando sua posterior submissão às instâncias superiores da UFSM e, finalmente, ao Ministério da Educação (MEC).
Durante a reunião, foi ressaltada a importância da articulação com hospitais e unidades de saúde de Palmeira das Missões e da região, buscando apoio e manifestações de interesse dessas instituições em relação ao projeto do curso de Medicina. A coordenadoria também apresentou diversas ações e investimentos recentes na saúde pública regional, reforçando a parceria de longa data com a UFSM-PM. “Vale destacar que a relação entre a 15ª CRS e a UFSM-PM é marcada por laços significativos: a coordenadora Danusa Begnini é egressa do curso de Enfermagem da universidade, enquanto Guilherme Fortes Machado cursou o Mestrado em Saúde e Ruralidade na UFSM-PM. Nós agradecemos a acolhida e reafirmamos nosso compromisso em seguir fortalecendo essa colaboração, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da saúde pública em Palmeira das Missões e em toda a região” frisou o diretor do campus, professor Adriano Lago.
Publicado por
