Brigada Militar prende 41 pessoas por maus-tratos e prática de rinha de galos em Caçapava do Sul

Ação de fiscalização ambiental resultou em apreensão de galos, equipamentos e prisão de participantes de evento ilegal no interior do município

Brigada Militar prende 41 pessoas por maus-tratos e prática de rinha de galos em Caçapava do Sul
Brigada Militar prende 41 pessoas por maus-tratos e prática de rinha de galos em Caçapava do Sul (Foto: Reprodução)

Na manhã deste sábado (11), a Brigada Militar, por meio do 2º Batalhão Ambiental (BABM) e com apoio das Patrulhas de Proteção Ambiental (PATRAMs) de Santa Maria e São Gabriel, realizou uma ação de fiscalização no interior de Caçapava do Sul, que resultou na prisão de 41 pessoas envolvidas em crimes de maus-tratos e prática de rinha de galos. A operação ocorreu em uma propriedade rural, onde foi identificado um evento ilegal com diversas pessoas participando tanto como espectadores quanto apostadores.

No local, foram encontrados três ringues de disputa de rinha, arquibancadas montadas para o evento, além de equipamentos e materiais relacionados à prática criminosa, como pulseiras personalizadas, biqueiras de metal, balança de precisão, temporizadores digitais, frascos de medicamentos e outros objetos utilizados para as disputas. Durante a fiscalização, também foram apreendidos 61 galos e diversos materiais indicativos da realização de rinhas.

Além das prisões, a fiscalização também flagrou a manutenção ilegal de 11 pássaros silvestres nativos em cativeiro, resultando em mais uma autuação ao proprietário da propriedade, que foi responsabilizado pelo crime ambiental.

A ação culminou na destruição dos ringues de rinha, como medida administrativa, conforme regulamentação ambiental. Todos os 41 envolvidos foram presos com base no artigo 32 da Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, e deverão responder pelos maus-tratos aos animais e pela prática de rinha de galos.

Fonte: LA+

Comentários (0)

Fale Conosco