Estudantes prestam o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado 2025 da UFSM
Exames aconteceram em todos os campus da UFSM e várias grandes cidades da região sul
Durante esse fim de semana, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aplicou as provas do Vesitbular e Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2025. Durante esse sábado (11), foram aplicadas as provas do PSS 1 e vestibular; e durante o domingo (12), houve a continuidade do vestibular e as provas do PSS 2, além da redação para os vestibulandos. Todo o processo transcorreu dentro do esperado e sem intercorrências graves.
A UFSM registrou 12.574 inscritos neste ano, um aumento de 22% em comparação à edição de 2024. As provas acontecem em 12 cidades. Candidatos do Vestibular realizam os exames em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Já os do PSS têm provas também em cidades como Passo Fundo, Porto Alegre, Pelotas e Uruguaiana, além de Santa Maria, onde há locais de aplicação na Universidade Franciscana (UFN).
Redação
"Sustentabilidade" foi o tema que norteou as questões da prova 2, realizada pela manhã; e “Inteligência artificial”, em todas as suas acepções, foi o tema da terceira prova.
A redação, que deveria ser realizada no formato de artigo de opinião, abordou o mesmo assunto da terceira prova. Junto a alguns textos explicativos, o comando que os candidatos receberam foi “E você, futuro estudante do ensino superior, o que pensa sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de textos na universidade?”.
Abstenção
O índice de abstenção do Vestibular foi de 25,3%. Já no PSS 2, a abstenção foi de 4,6%.
Como esta é a segunda edição ordinária do concurso desde o retorno no início de 2024, ainda não foi realizado o "PSS 3". Quem iniciou no ano passado o PSS1, este ano fez o 2 e ano que vem fará a etapa final.
Gabarito
O gabarito das questões deve ser publicado já nesta segunda-feira (13), enquanto o tradicional “listão” com o nome dos aprovados será lançado entre o fim de janeiro e início de fevereiro, pois depende do resultado das redações.
Com informações da LA+ e UFSM
Ramon Mendes - Jornalismo RP
Comentários (0)