Sebastião Melo é reeleito prefeito de Porto Alegre

Com 61,40% dos votos, o atual prefeito venceu a candidata Maria do Rosário (PT) no segundo turno

Sebastião Melo é reeleito prefeito de Porto Alegre
Atual prefeito venceu a candidata Maria do Rosário (PT) no segundo turno (Foto: Pedro Piegas / CP / Reprodução)

Atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) governará a Capital por mais quatro anos. Com 61,40% dos votos, ele venceu a candidata Maria do Rosário (PT) no segundo turno, que atingiu 38,60%.

A vitória de Melo foi confirmada em torno das 18h15, quando, com 89% das urnas apuradas. No primeiro turno, Melo fez 49,72% e Rosário, 26,28%.

Natural de Piracanjuba, em Goiás, mas radicado há mais de 40 anos na capital gaúcha, Melo foi vereador por três mandatos e presidente do Legislativo, além de vice-prefeito durante a gestão de José Fortunati e deputado estadual. Concorrendo pela segunda vez, foi eleito prefeito em 2020 e, a partir desta noite, renova o seu mandato como chefe do Executivo.

No último pleito, Ricardo Gomes, à época filiado ao Dem, não será o vice do emedebista no novo mandato. Betina Worm, militar e médica veterinária, do PL, é a nova vice-prefeita de Porto Alegre.


Em Canoas: Airton Souza vence de Jairo Jorge


Com 52,32% dos votos, ele venceu Jairo Jorge (PSD), que atingiu 47,68%, neste domingo.

Em 2000, Souza concorreu pela primeira vez a vereador, mas não foi eleito. Na eleição seguinte, foi o sexto mais votado, com 3.254 votos. Dois anos depois, assumiu a presidência da Companhia de Indústrias Eletroquímicas (Ciel), subsidiária da Corsan. Ele se reelegeu em 2012.

Em 2024, foi suplente na disputa à Assembleia Legislatica. Foi ainda secretário das Relações Institucionais, em 2017, na gestão de Luiz Carlos Busato.

Filho e neto de ex-prefeitos, Rodrigo Luiz Busato, publicitário de 39 anos, do União Brasil, é o novo vice-prefeito da cidade.

Busato esteve à frente da secretaria municipal de Relações Institucionais e Comunicação, entre 2017 e 2020, além de ter atuado nos bastidores junto ao pai, Luiz Carlos.


Caxias do Sul: Em eleição apertada, Adiló Didomenico vence na serra


Atual prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) seguirá por mais quatro anos na prefeitura. Com 51,35% dos votos, ele venceu Maurício Scalco (PL), que atingiu 48,62%.

Natural de Marau, foi morar em Caxias do Sul aos 17 anos. É formado em Economia pela Universidade de Caxias do Sul. Começou a vida política no movimento estudantil e, após intensa participação política, acabou se elegendo vereador em 2012 com 6.324 votos.

No ano seguinte, licenciou-se das atividades parlamentares, para assumir como secretário municipal de Obras e Serviços. Em 2016, se reelegeu e, em 2020, foi eleito prefeito.

Paula Ioris, PSDB, atual vice-prefeita, não terá o mandato renovado. Néspolo, do União Brasil, é o novo vice-prefeito de Caxias. Chefe de gabinete nos governos de José Ivo Sartori (MDB) no município, também foi candidato a prefeito em 2016 e 2020, à época pelo PDT.

Fonte: Correio do Povo

Comentários (0)

Fale Conosco