Caça da Força Aérea Brasileira cai durante exercício aéreo em Natal

O piloto ejetou após problemas durante a decolagem

Caça da Força Aérea Brasileira cai durante exercício aéreo em Natal
Na foto, o FAB 4866, perdido no acidente dessa tarde (Foto: Poder Aéreo / Reprodução)

Um caça F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira caiu na Grande Natal, no Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (22). De acordo com a FAB, o piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento.

O avião caiu na região da Coophab, em Parnamirim; uma área de mata próxima a vários condomínios residenciais. “O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada”, informou a FAB.

O avião, identificado inicialmente como FAB 4866 pertencia ao 1º/1º Grupo de Caça e estava treinando para o Exercício Cruzeiro do Sul 2024 (CRUZEX), que tem início previsto para o próximo dia 3 de Novembro.

Nas imagens, é possível ver o avião com bastante dificuldade para ganhar altura após a decolagem da Base Aérea de Natal (BANT). O corpo de bombeiros já está no local. A FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

CRUZEX

O Exercício CRUZEX é um exercício multinacional e operacional organizado pela FAB desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.

A edição de 2024, programada para acontecer de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reunirá 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.

É o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.

Nesta edição, a Força Aérea Brasileira introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial. O primeiro contará com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais. O último incluirá simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.

Participarão do Exercício de 2024: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

Nota da Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento.

O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

Confira o vídeo do acidente


Fonte: O Sul / Cavok Brasil

Comentários (0)

Fale Conosco