Furacão Milton provoca ao menos quatro mortes nos Estados Unidos
Número exato de fatalidades ainda não foi confirmado pelas autoridades
Com o passar das horas e com o dia já se instalando na Flórida, as autoridades trouxeram na manhã desta quinta-feira os primeiros relatos de mortes por conta da passagem do furacão Milton. A informação, divulgada na rede de notícias norte-americana CNN, foi confirmada pelo xerife do condado de Saint Lucie, Keith Pearson. Ao menos quatro pessoas morreram.
Segundo o xerife, o condado sentiu o impacto de vários tornados no curto de período de 20 minutos a partir da chegada do furacão Milton. “Uma comunidade de casas modulares foi atingida”, completou antes de explicar que o estabelecimento atende pessoas com mais de 55 anos.
Ainda que tenha descido de categoria, de três para um, o furacão Milton provocou diversos estragos na Flórida. Segundo meteorologistas consultados pela CNN, o estado registrou 27 tornados, um dos efeitos do fenômeno. Além disso, mais de 3 milhões de locais ficaram sem energia elétrica.
O furacão tocou o solo na noite dessa quarta na Flórida como um furacão "extremamente perigoso" de categoria 3. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos divulgou às 20h30 pelo horário local, 21h30min pelo horário de Brasília, que o olho do furacão tocou o solo perto de Siesta Key, no condado de Sarasota.
Durante a noite foram registados ventos extremos de até 165 km/h, segundo dados do NHC, que alertou para riscos de inundações, que foram confirmadas.
Casas achatadas
Um dos efeitos do furacão é a formação de tornados e, segundo meteorologistas da rede de notícias norte-americana CNN, 27 foram registrados nas últimas horas no estado da Flórida. Um morador do condado de Saint Lucie relatou que casas foram achatadas por tornados.
"Foi como se alguém tivesse deixado cair um peso do céu que achatou diversas casas”, disse Doug Anderson ao jornal Treasure Coast, declaração que foi repercutida na CNN.
Fonte: Correio do Povo
Comentários (0)