CCJ da Câmara pode votar nesta terça pacote de propostas para restringir poder do STF

Propostas foram reativadas pelo presidente da Câmara após o STF suspender o repasse de emendas parlamentares

CCJ da Câmara pode votar nesta terça pacote de propostas para restringir poder do STF
CCJ da Câmara pode votar nesta terça pacote de propostas para restringir poder do STF (Foto: Reprodução)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (10) um conjunto de propostas que visam restringir os poderes do STF (Supremo Tribunal Federal). A pauta contempla duas propostas de emenda à Constituição: a PEC nº 28/2024 e a PEC nº 8/2021. Além delas, a comissão analisa dois projetos de lei que pretendem impactar a atuação do STF.

A PEC nº 28/2024 autoriza o Congresso Nacional a revogar decisões do STF, enquanto a PEC nº 8/2021 restringe a capacidade dos ministros do STF e de outros tribunais superiores de tomar decisões monocráticas, ou seja, ordens individuais sem a participação de todo o colegiado.

Na pauta da CCJ, também estão o projeto de lei 4754/2016 — que propõe que ministros do STF possam ser acusados de crime de responsabilidade caso suas decisões invadam as competências dos Poderes Legislativo ou Executivo —, e o projeto de lei 658/2022 — que busca proibir os ministros da corte de se pronunciarem sobre assuntos que sejam de competência exclusiva de outros Poderes.

Fonte: R7 / Rádio Guaíba

Comentários (0)

Fale Conosco