Antônio Leo Rodrigues é homenageado pela Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões

Figura ilustre de Palmeira das Missões recebeu o título de cidadão emérito na noite dessa quarta-feira (10)

Antônio Leo Rodrigues é homenageado pela Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões
Antônio Leo Rodrigues recebeu a honraria na noite dessa quarta-feira (Foto: Ramon Mendes - Jornalismo RP)

Na noite dessa quarta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões conferiu o título de cidadão emérito de Palmeira das Missões à Antônio Leo Rodrigues, uma figura ilustre da história do município. O título – proposto pelo vereador Cláudio Mineiro (PSB) – teve sua cerimônia com participação de inúmeras autoridades e figuras de prestígio da cidade de Palmeira das Missões.

Antônio Leo Rodrigues, nascido em Palmeira das Missões em 30 de janeiro de 1949 é professor, advogado, educador, radialista, poeta, letrista e escritor é uma figura ilustre da cidade de Palmeira das Missões. Professor Leo, como é carinhosamente conhecido, foi professor tanto em escolas do município quanto no ensino superior da região, tendo marcado a vida de todos seus alunos.

Professor Leo também militou por anos no direito, tendo sido tanto advogado quanto trabalhado na justiça estadual e na comarca de justiça eleitoral. Antônio Leo também fez parte da equipe de rádio jornalismo da Rádio Palmeira em 1977 e como apresentador e produtor do programa “Acordes do Sul”, na Rádio Difusora por alguns anos. Rodrigues também teve participação no poder público, tanto como secretário de educação durante a administração de Pompílio Gomes Sobrinho entre 1975 a 1976, quanto na secretaria de cultura, turismo e desporto durante a administração de Lourenço Ardenghi entre 2009 a 2012. Antônio Leo também fundou, junto de seu irmão, a Funerária e Capela São João.

Outra faceta de Antônio Leo Rodrigues são as artes. Antônio Leo se tornou um conhecido letrista e poeta, tendo suas muitas letras nativistas interpretadas por artistas icônicos da música gaúcha como Adair de Freitas, Aurélio Moraes, Flávio Hanssen, João Quintana, João Chagas Leite, Loma Pereira, Robledo Martins e inúmeros outros. Leo também fez parte do grupo que idealizou o Carijo da Canção Gaúcha, em 1986, tendo escrito o livro “Carijo da Canção Gaúcha: Um resgate histórico-cultural”, resgatando a história das primeiras 30 edições do festival.

Na poesia, Professor Leo foi autor do livro “Poesias: Sonhos, Memórias e Reflexões”, tendo sido admitido no início de 2023 na Academia Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul. Outros trabalhos do professor foram o livro “Descortinando: Cultura, Reflexões e Ditos Populares” e o álbum “Coplas de um Sonhador”, com 16 de suas composições interpretadas por alguns dos melhores da música nativista. Também foi autor de muitos sambas enredos para os blocos carnavalescos de Palmeira das Missões

Ramon Mendes – Jornalismo RP 

Comentários (0)

Fale Conosco