Portões da Expointer são abertos; feira será espaço para retomada do agro após enchente que atingiu o RS
Primeiro dia do evento terá degustação de carnes, Mostra da Cultura Gaúcha e apresentação da cantora Luíza Sonza
A 47ª Expointer foi aberta ao público de forma oficial, às 8h11min deste sábado (24), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. A feira começa repleta de atrações, desde apresentações culturais até os famosos produtos do pavilhão da agricultura familiar.
No momento da abertura, fazia sol e dezenas de visitantes já acessavam os espaços da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Trata-se da primeira edição após a enchente de maio no Rio Grande do Sul.
Conforme o governo do Estado, o número de animais em exposição cresceu 12% em relação à edição anterior, chegando a 4.796 animais de argola e rústicos inscritos.
O Pavilhão da Agricultura Familiar, onde o público costuma visitar para conhecer produtos coloniais, conta com 413 empreendimentos. São 41 pontos a mais do que em 2023.
No Pavilhão do Artesanato, 184 artesãos oferecem produtos como facas artesanais, cuias, calçados, adereços de couro, peças em lã crua feltrada e tecelagem com bambu.
O governador Eduardo Leite e o vice Gabriel Souza visitarão a feira mais tarde. Presente na abertura, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Clair Khun, demonstra otimismo com o evento.
— Abrir os portões da Expointer é abrir a porteira do Rio Grande para o Brasil e para o mundo — disse o titular da pasta.
Três dias de shows
Uma novidade da 47ª Expointer é a realização do Festival Sou do Sul, com três dias de shows.
Neste sábado, às 21h, a atração será Luísa Sonza. O show da cantora será realizado na pista coberta dos Cavalos Crioulos.
O acesso ao show será gratuito aos visitantes da feira até o limite de 10 mil pessoas. Artistas gaúchos, como Renato Borghetti e Shana Müller, também integram a programação.
Fonte: André Malinoski / GZH
Comentários (0)