Sabotadores atacam ferrovias francesas e geram caos horas antes de abertura da Olimpíada

Centenas de milhares de pessoas ficaram presas nas estações de trem

Sabotadores atacam ferrovias francesas e geram caos horas antes de abertura da Olimpíada
Foto: Sebastian Kahnert/Getty/Reprodução

Sabotadores atacaram a rede de trens de alta velocidade TGV da França em uma série de ataques antes do amanhecer que causaram caos nas linhas ferroviárias mais movimentadas do país antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira.

A sabotagem coordenada ocorreu no momento em que a França lançou uma operação de segurança sem precedentes em tempo de paz, envolvendo dezenas de milhares de policiais e soldados para proteger a capital para os Jogos, sugando recursos de segurança de todo o país.

A operadora ferroviária estatal disse que os vândalos danificaram as caixas de sinalização ao longo das linhas que ligam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estrasburgo, no leste. Outro ataque à linha Paris-Marseille foi frustrado.

Centenas de milhares de pessoas ficaram presas nas estações de trem.

Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade. Mas duas fontes de segurança disseram que as suspeitas iniciais recaíam sobre militantes radicais de esquerda ou ativistas ambientais.

"Tudo nos leva a crer que foram atos criminosos", disse o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, aos repórteres na Gare du Nord.


Fonte: Dominique Vidalon e Elizabeth Pineau / Reuters

Comentários (0)

Fale Conosco