Foto de ASCOM - Vereador Alex Santos / Reprodução
Durante a sessão da Câmara de Vereadores realizada na noite de segunda-feira (05), o médico Onazus Suzano utilizou a Tribuna Popular para apresentar sua trajetória profissional e avaliar a situação da saúde em Palmeira das Missões. Ele destacou avanços na estrutura hospitalar, mas também apontou desafios ainda presentes no atendimento.
Trajetória profissional
Natural do município, Suzano relatou que iniciou a formação em Direito antes de optar pela Medicina. Formou-se em Buenos Aires em 2005, retornou ao Brasil no ano seguinte e, desde 2008, atua no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM), onde já exerceu a função de diretor clínico e atualmente é diretor técnico.
Avanços na estrutura
Entre os principais avanços, o médico citou a implantação da usina própria de oxigênio, que garante maior autonomia ao hospital, e a habilitação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em março de 2021, no período mais crítico da pandemia de Covid-19. Também destacou a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que passou a contar com duas ambulâncias, além do projeto da nova ala de emergência, que deve reforçar a capacidade de atendimento.
Desafios e humanização
Apesar das melhorias, Suzano ressaltou problemas como o tempo de espera e falhas pontuais no atendimento, defendendo mais humanização por parte dos profissionais da saúde. “A gente precisa ter empatia e se colocar no lugar do paciente”, afirmou.
Reconhecimento
Ao final da participação, o médico recebeu um voto de congratulação da Câmara de Vereadores, proposto pelo vereador Alex Santos (PDT), em reconhecimento à sua atuação na área da saúde no município.
Atuação conjunta
Suzano também reforçou a importância da atuação conjunta entre profissionais, poder público e comunidade para garantir avanços contínuos. Segundo ele, mesmo diante das dificuldades, o município tem apresentado evolução com base em planejamento e trabalho coletivo.
Publicado por
