Escola Polivalente realiza aula inaugural de especializações técnicas na área da saúde em Palmeira das Missões
Cursos de Instrumentação Cirúrgica, Terapia Intensiva e Saúde do Idoso ampliam oferta de qualificação profissional na rede estadual
Publicado em 06/03/2026 às 12:44
Atualizado em 06/03/2026 às 12:46
Capa Escola Polivalente realiza aula inaugural de especializações técnicas na área da saúde em Palmeira das Missões

Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira

A Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões – Polivalente realizou, na noite de quinta-feira (05), em Palmeira das Missões, a aula inaugural dos cursos de especializações técnicas na área da saúde. A atividade ocorreu no auditório da instituição e marcou o início das formações em Instrumentação Cirúrgica, Terapia Intensiva e Saúde do Idoso. A iniciativa integra o movimento de expansão da educação profissional promovido pela rede estadual de ensino e representa um marco para a instituição e para a região atendida pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Conforme o coordenador João Souza, a implantação dos cursos é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo de vários meses, envolvendo equipe diretiva, professores, funcionários e o curso técnico em Enfermagem da escola, além do apoio da Coordenadoria Regional de Educação, da Superintendência da Educação Profissional da Secretaria Estadual da Educação e do Conselho Estadual de Educação. Segundo ele, a oferta das especializações amplia as possibilidades de qualificação para profissionais da área da saúde e fortalece o papel da escola como referência regional na formação técnica.

A diretora da instituição, Elizete Cazuni, destacou que o Polivalente se torna pioneiro na oferta gratuita de especializações técnicas na área da saúde dentro da rede estadual do Rio Grande do Sul. De acordo com ela, a expectativa é ampliar gradualmente a oferta de cursos, consolidando a escola como referência regional na formação voltada à área da saúde.

Expansão da educação profissional

Presente na atividade, o superintendente da Superintendência da Educação Profissional da Secretaria Estadual da Educação, Tomás Collier, ressaltou que a criação das especializações representa um avanço na oferta de educação profissional da rede estadual.

Conforme ele, os cursos permitem que profissionais já formados em nível técnico ampliem sua qualificação e avancem na carreira, com acesso a funções mais especializadas e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A Secretaria da Educação deverá acompanhar a implementação das especializações e avaliar a possibilidade de ampliar a oferta para outras regiões do Estado.

Fonte: Ramon Mendes - Jornalismo RP

Publicado por

Foto Rádio Palmeira
Rádio Palmeira